Uma agricultura do bem

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O projeto Goiás Orgânico, encabeçado pelo Sebrae, com o apoio da UFG, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa e Adao-go, entre outras entidades, vai ser lançado no próximo dia 18 de novembro. Ampla e ambiciosa, a iniciativa pretende fazer de Goiás uma referência nacional no assunto.

De acordo com o chefe da divisão de produtos orgânicos do Sebrae, Miguel Ivan Lacerda, o trabalho teve início há cinco anos. As bases do atual projeto, que foi consolidado em 2008, começaram a ser definidas com o apoio institucionalizado a pequenos produtores. No entanto, tratava-se uma parceria difusa e aleatória, que dificultava sobremaneira qualquer tentativa para tornar a agricultura orgânica viável.

Passados quatro anos de dificuldades e aprendizados, teve início “a fase profissional do projeto”, conforme define Miguel Ivan. As alianças do Sebrae com diversos produtores, como a Adao-go e Vale Vivo, começaram a adquirir contornos sólidos e apontar para o que viria a acontecer futuramente, ou seja, a existência de um projeto abrangente no âmbito do estado de Goiás, que contemple toda a cadeia produtiva relacionada a produtos orgânicos.

Para o ano de 2012, o projeto objetiva: certificar 100% dos produtores, aumentar em 15% a renda por hectare dos mesmos e também aumentar em 10% o volume total de produção orgânica no estado. Além disso, o projeto foca em produção, rentabilidade e qualidade. De acordo com o chefe da divisão de orgânicos, todo o esforço no sentido de viabilizar a agricultura orgânica no estado de Goiás tem um sentido maior, que é querer o bem. Para ele, querer os orgânicos é: “querer o bem para natureza, querer o bem para o consumidor e querer o bem para o produtor”. (Thiago Meirelles)

0 comentários: