Novo modelo de horta visa aproveitamento rentável dos recursos

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Uma nova forma de auxilío à agricultura familiar foi apresentada durante o Agro Centro Oeste 2008. O projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), coordenado pelo Sebrae, é desenvolvido com famílias de agricultores de baixa renda, assentados em locais de reforma agrária e produtores de áreas quilombolas. As famílias interessadas em participar devem se encaixar nas características da agricultura familiar e responder a um questionário, que checa a estrutura e estabelece um perfil para a propriedade.

A idéia surgiu há dois anos e, atualmente, engloba 13 estados do Nordeste e Centro Oeste, contando com mais de 1000 lotes, 190 deles só em Goiás. Nessas áreas, as famílias constroem hortas circulares, com galinheiros dentro. Juntos, horta e galinheiro fornecem alimentos e matéria organica, que pode ser utilizada na compostagem. Porém, de acordo com o gestor do projeto, Renato Jaime, o diferencial do projeto é a irrigação por gotejamento, que mantém a terra sempre úmida sem desperdicio de água.

Ainda segundo Renato, o Sebrae não direciona o plantio dos produtores, pois todos tem liberdade para produzir o que sentem mais necessidade e acreditam ser mais rentável, embora sejam orientados a seguir o caminho da produção orgânica. Após a implantação, os agricultores são assistidos com cursos e defensivos agrícolas naturais para o combate das pragas. O resultado é o maior dinamismo do comércio local, já que o excedente de produção é comercializado nas feiras locais, e gera renda às famílias. (Vitor Santana)

0 comentários: