O trabalho não pára

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (ADAO-GO) está vivendo o processo de escolha da sua nova diretoria, que vai gerir a entidade nos próximos dois anos. O empenho de cada associado, assim como seu envolvimento, não só no processo eleitoral mas no dia-a-dia da entidade, é de extrema importância para o crescimento e consolidação do trabalho realizado pela associação até agora.

De outubro de 2006, quando assumimos a direção da ADAO-GO, até hoje, podemos visualizar saldos extremamente positivos: adequamos o nosso estatuto ao novo código civil; criamos comissões para realização do Planejamento Estratégico elaborado pelos associados para os próximos anos; realizamos duas edições da Semana de Alimentos Orgânicos e do Seminário de Agricultura Orgânica (2007 e 2008), trazendo para Goiás referências no universo da agricultura orgânica e sustentável como Clara Brandão, Andreas Attila de Wolinsk Miklos, Massae Watanabe e Ana Maria Primavesi, entre outros; reunimos, pela primeira vez, pesquisas acadêmicas locais no I Seminário de Pesquisas Acadêmicas sobre Alimentos Orgânicos em Goiás.

Também inauguramos, em 11 de agosto de 2007, a feira semanal agroecológica do Mercado Municipal da Rua 74; implementamos uma assessoria de comunicação ativa, que publica mensalmente o Boletim Informativo; criamos espaços na Internet (lista de discussão, blog, etc) para comunicação entre os associados e interessados; criamos peças publicitárias dando visibilidade às atividades da associação; realizamos palestras e eventos educativos, além de participarmos de eventos locais, nacionais e internacionais, ampliando nosso conhecimento e promovendo intercâmbio com outras entidades e parceiros; consolidamos a parceria com a Cadeia Produtiva de Orgânicos (CPOrg-GO), UFG, Fórum Goiano de Economia Solidária, Sebrae, entre outros.

Para o próximo biênio, muitos desafios esperam a associação. É preciso aumentar o suporte oferecido pelo conselho técnico aos produtores, melhorar o sistema de consumo de cestas orgânicas semanais; consolidar as feiras já existentes, continuar buscando uma sede própria, entre outros desafios já descritos no Planejamento Estratégico que os associados elaboraram no ano passado. Além disso, a ADAO-GO precisa valorizar as parcerias realizadas ao longo de sua existência, seja com entidades públicas ou privadas. Para alcançar tais objetivos, é necessária uma gestão forte, inteligente e capaz de corresponder às expectativas de associados e consumidores. É isso o que deseja a atual diretoria da ADAO-GO. (Lisbeth Oliveira)

"Só sabemos com exatidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"
Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832)

0 comentários: