Ana Maria Primavesi estará no AGRO CENTRO OESTE

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Uma das maiores referências brasileiras no desenvolvimento sustentável da agricultura, a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, é presença confirmada no V Seminário de Agricultura Orgânica do Cerrado, promovido pela ADAO-GO. O evento está incluído na programação deste ano do Agro Centro Oeste.

Ana Maria nasceu na Áustria e veio para o Brasil após a II Guerra Mundial, quando o regime comunista confiscou a pequena propriedade que ela e o marido tinham na divisa entre a Polônia e a República Tcheca. De lá para cá, a trajetória dessa mulher de mais de 80 anos foi marcada pela defesa do meio ambiente e a docência em universidades brasileiras, formando quase três gerações de profissionais de acordo com os princípios da agroecologia.

Basicamente, a proposta agroecológica para os sistemas de produção agropecuária é o opos-to do agronegócio. Isso porque condena a produção centrada na monocultura, na dependência de insumos químicos e na alta mecanização, além da concentração de terras produtivas, a exploração do trabalhador rural e o consumo não local dos alimentos produzidos.

A palestra será ministrada no dia 25 de outubro, penúltimo dia do Agro Centro Oeste, no Parque Agropecuário de Goiânia, às 10 da manhã. Além do V Seminário de Agricultura Orgânica, a feira de negócios e tecnologias rurais organizada pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), conta com uma série de eventos simultâneos, que apresentam novas tecnologias e valorizam as culturas no campo. (Vívian Maia)

0 comentários: