"A ADAO-GO PRECISA FOCAR NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA"

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A chapa “Integração” venceu, com louvor, as eleições realizadas para a diretoria da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (ADAO-GO), no último dia 08 de novembro, no Mercado Municipal da Rua 74. A comissão eleitoral orientou a todos que a votação fosse feita apenas por aclamação, visto que havia poucos presentes e uma única chapa inscrita. Sem nenhum voto contra e oito a favor, os novos membros foram empossados na semana seguinte, quando apresentaram o “Planejamento de atividades” para os próximos dois anos. Instantes após a votação, o presidente eleito, engenheiro agrônomo Adib Francisco Pereira, falou à assessoria de comunicação da ADAO-GO.

Vívian: Como a chapa “Integração” foi formada?

Adib: Ela nasceu da necessidade de fortalecer a produção. Vários produtores me procuraram, por eu ser um técnico especialista em agricultura biodinâmica, vendo a possibilidade da minha participação como presidente. Aí, começamos a procurar aquelas pessoas mais próximas, que estavam dispostas a trabalhar de uma forma mais efetiva, ética e responsável, e escolhemos esses nomes para a diretoria. O nome da chapa, no entanto, já indica que essa equipe não vai conduzir a ADAO-GO sozinha. Vamos buscar muitas parcerias, dentro da associação e com outros órgãos, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), o governo estadual e demais grupos interessados nas questões ambientais.

Vívian: O senhor já foi presidente da ADAO-GO entre os anos de 2004 e 2006. O que te trouxe de volta à presidência?

Adib: Desde a época de estudante, quando fiz o curso de Agronomia aqui em Goiânia, sempre lutei por essa agricultura alternativa. Pelo aspecto econômico é até inviável, porque até hoje eu quase não ganhei dinheiro com a agricultura orgânica. Mas o que valorizo é a questão da consciência, saber que estou trabalhando com algo que vai beneficiar a sociedade. Eu nem queria participar, não dentro da diretoria, pois estou muito envolvido com a tentativa de fazer uma produção de orgânicos que seja modelo em Caturaí, mas voltei devido à procura das pessoas. Eu não poderia ser omisso agora.

Vívian: A nova diretoria assume em um momento em que a associação precisa resolver diversas pendências, principalmente com o cartório e o banco. Vai ser difícil começar com esses problemas?

Adib: Essas questões do cartório são simples, estão resolvidas. Nosso objetivo é aproveitar o que foi feito de bom na gestão anterior e valorizar aqueles pontos que ainda estão deficientes. A gestão passada focou muito na questão da divulgação, e trabalhou bem. Mas agora a gente vai se voltar um pouco para outras questões, como a sede. Se a gente tiver um local definitivo de comercialização, a associação vai expandir muito.

Vívian: Quais os maiores desafios para o próximo biênio?

Adib: Um dos principais desafios é trabalhar de forma mais voltada para o produtor, já que o consumidor já tem uma certa consciência da importância de ter uma alimentação saudável. O Sebrae e vários outros órgãos públicos já estão trabalhando na divulgação. A ADAO-GO precisa focar na assistência técnica, valorizar mais os membros do Conselho Técnico. Hoje em dia, falar que é orgânico é muito fácil, mas a gente tem que respeitar as leis brasileiras, inclusive a lei 10831, que entra em vigor no ano que vem e obriga os produtores a provar que aquilo que cultivam é realmente orgânico. Por isso, precisamos valorizar o Conselho Técnico, para que este organize visitas periódicas de consultoria e inspeção.

1 comentários:

Lisandro Nogueira disse...

A Adao-Go, feliz com o blog e o esforço da profa. Lisbeth. Sempre fui um cliente da ADAO-GO - desde o colégio Piaget.
Um abraço para todos,
lisandro nogueira.